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Equipa & Objetivos do Projeto

Equipa de intervenção

2023/2024
No ano letivo 2023/202a a equipa do Projeto é coordenada pela professora de Educação Especial Ana Cristina Rosa e constituída por Carla Charana e Sónia Costa.

2022/2023
No ano letivo 2022/2023 a equipa do Projeto foi coordenada pela professora de Educação Especial Ana Cristina Rosa e constituída por Carla Charana e Sónia Costa.

2021/2022
No ano letivo 2021/2022 a equipa do Projeto foi coordenada pela professora Ana Cristina Rosa - Coordenadora de Departamento Educação Especial, e constituída por Carla Charana, Sónia Costa e Patrícia Paúl.

2020/2021
O Projeto (Cres)Ser com Futuro iniciou atividade no ano letivo 2020/2021 e a equipa de intervenção foi constituída por Carla Charana, Margarida Allen e Rute Portela.

Objetivos do projeto

Gerais

Visa o Projeto (Cres)Ser com Futuro, enquanto medida do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) - Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, o desenvolvimento de competências socio emocionais nos alunos do Agrupamento de Escolas da Chamusca através da dinamização de atividades que aprofundem a relação dos alunos com a comunidade local e o envolvimento da mesma no processo socioeducativo das crianças e jovens do concelho.

Específicos

  • Potenciar as Aprendizagens Essenciais conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
  • Desenvolver competências socio emocionais que permitam aos alunos adquirir conhecimentos, atitudes e capacidades de modo a contribuir para a sua tomada de decisão consciente e informada.
  • Mitigar as fragilidades diagnosticadas.
  • Melhorar tendencialmente os resultados escolares e promover a melhoria da qualidade das aprendizagens.
  • Proporcionar experiências e vivências afetivas, sensoriais e cognitivas;
  • Contribuir para a construção de saberes e transmissão de valores;
  • Criar um ambiente favorável ao sucesso escolar e à inclusão educativa;
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo, estabelecer relações interpessoais gratificantes e adotar comportamentos socialmente responsáveis e éticos. 

  • Fomentar o conhecimento e a utilização de informação profissional e promover o autoconhecimento de forma sustentável.
  • Construir objetivos realistas e incentivar o investimento em si próprios aumentando a probabilidade de concretização das suas escolhas no contexto de origem.
  • Desenvolver e adotar competências, atitudes e comportamentos facilitadores de adaptação às rápidas transformações tecnológicas e económicas nos contextos e processos de trabalho.
  • Promover a autonomia e o espírito de iniciativa, assim como a capacidade de prospeção e empreendedorismo, na construção de um projeto de vida em situações de mudança, inovação e competitividade. 
  • Diligenciar a inclusão e o sucesso educativo, pessoal, social e comunitário.