Equipa de intervenção
2023/2024
No ano letivo 2023/202a a equipa do Projeto é coordenada pela professora de Educação Especial Ana Cristina Rosa e constituída por Carla Charana e Sónia Costa.
2022/2023
No ano letivo 2022/2023 a equipa do Projeto foi coordenada pela professora de Educação Especial Ana Cristina Rosa e constituída por Carla Charana e Sónia Costa.
2021/2022
No ano letivo 2021/2022 a equipa do Projeto foi coordenada pela professora Ana Cristina Rosa - Coordenadora de Departamento Educação Especial, e constituída por Carla Charana, Sónia Costa e Patrícia Paúl.
2020/2021
O Projeto (Cres)Ser com Futuro iniciou atividade no ano letivo 2020/2021 e a equipa de intervenção foi constituída por Carla Charana, Margarida Allen e Rute Portela.
Objetivos do projeto
Gerais
Visa o Projeto (Cres)Ser
com Futuro, enquanto medida do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
(PNPSE) - Plano de desenvolvimento pessoal, social e comunitário, o
desenvolvimento de competências socio emocionais nos alunos do Agrupamento de
Escolas da Chamusca através da dinamização de atividades que aprofundem a relação dos alunos com a comunidade local e
o envolvimento da mesma no processo socioeducativo das crianças e jovens do concelho.
Específicos
- Potenciar as Aprendizagens Essenciais conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- Desenvolver competências socio emocionais que permitam aos alunos adquirir conhecimentos, atitudes e capacidades de modo a contribuir para a sua tomada de decisão consciente e informada.
- Mitigar as fragilidades diagnosticadas.
- Melhorar tendencialmente os resultados escolares e promover a melhoria da qualidade das aprendizagens.
- Proporcionar experiências e vivências afetivas, sensoriais e cognitivas;
- Contribuir para a construção de saberes e transmissão de valores;
- Criar um ambiente favorável ao sucesso escolar e à inclusão educativa;
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo, estabelecer relações interpessoais gratificantes e adotar comportamentos socialmente responsáveis e éticos.
- Fomentar o conhecimento e a
utilização de informação profissional e promover o autoconhecimento de
forma sustentável.
- Construir
objetivos realistas e incentivar o investimento em si próprios aumentando
a probabilidade de concretização das suas escolhas no contexto de origem.
- Desenvolver
e adotar competências, atitudes e comportamentos facilitadores de
adaptação às rápidas transformações tecnológicas e económicas nos
contextos e processos de trabalho.
- Promover a autonomia e o espírito de iniciativa, assim como a capacidade de prospeção e empreendedorismo, na construção de um projeto de vida em situações de mudança, inovação e competitividade.
- Diligenciar a inclusão e o sucesso educativo, pessoal, social e comunitário.